Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Manejo do gigante 2015.

Nosso bambu gigante (Dendrocalamus asper) precisa ser manejado todo ano. Ele  nos oferece certo risco por viver muito próximo à casa, e também porque gostamos de usa-lo. Esse ano, construiremos uma edícula, um mezanino,  algum móvel e luminárias.
O único tratamento que fazemos, é colher sempre na lua minguante de meses sem "r" e deixa-los amarrados na soqueira por pelo Menos um mês. Deste modo, grande parte do amido contido em sua estrutura é consumido pelas  próprias folhas, diminuindo bastante o interesse das brocas pelo bambu.
Devido sua localização, é fundamental fazer um manejo mais elaborado para evitar acidentes na hora da descida dos colmos. Usamos então duas cordas e três roldanas para direciona-los.
Desta vez eram quatro homens na função, incluindo um operador experiente de motoserra, um mais leve e habilidoso para subir, fazer as amarrações e soltar as pontas enroscadas, e mais dois aprendizes.
E no final ainda chegou o mais jovem da equipe, com apenas três anos e já aprendendo com o pai e o avô. Ele já é um "fruto do futuro"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário